O momento de negociar

Na quarta, dia 19, a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) anunciaram um novo indicador de análise do mercado imobiliário, com abrangência nacional. Para chegar aos números analisados no período de abril a junho, a Fipe teve acesso às informações das empresas associadas à Abrainc. Vale dizer que a entidade agrega as maiores incorporadoras do mercado, que comercializam imóveis em vários estados mas predominantemente em São Paulo.

O novo índice não se contrapõe ao do Secovi (Sindicato da Habitação), também divulgado na semana. A tradução dos complexos números é simples: as vendas dos imóveis cresceram em junho, o número de lançamentos caiu e as burocracias, a falta de financiamento e as políticas econômicas estão dificultando novas construções.

Com um cenário assim, dá até a impressão de que temos de sair correndo para comprar um imóvel, pois parece que vai faltar no mercado. Mas as coisas não são bem assim. Tem muita oferta no mercado, por isso, aconselho: não caia na conversa de corretor quando diz que são as últimas unidades e tentam de qualquer jeito já garantir a entrada no dia de visita ao estande.

As ofertas de imóveis, pelo menos em São Paulo, têm ocupado bem as páginas dos jornais e revistas, com anúncios pagos. Cada uma com atrativos diferenciados para o consumidor.

De todas elas, a que mais me chamou a atenção foi a campanha publicitária da Even. Batizada de Test life, ela dá a oportunidade de testar o apartamento antes de comprar. A empresa  decorou 30 apartamentos para simular o que é morar em um deles. Não é só visitar o decorado. A pessoa poderá almoçar, provar queijos e vinhos, comer um churrasco no salão de festas, assistir a um jogo de futebol, entre outras atividades. De acordo com a Even, a ação atinge perfis de públicos variados, em unidades que vão desde 250 mil reais a 7 milhões de reais.

Mesmo testando o imóvel, é muito importante o consumidor saber que a vez e a hora são as dele. Não compre no impulso. Pesquise, faça cálculos, se puder busque informações com especialistas, para saber se está fazendo a coisa certa. Têm muitos lançamentos na cidade (ainda), muitos imóveis prontos à venda e os preços dos alugueis também apresentaram redução no último mês. Negocie, o momento é agora.

Em tempo! As empresas associadas à Abrainc são:

Andrade Gutierrez, Brookfield Incorporações S.A., Canopus, Cury Construtora e Incorporadora S.A., Cyrela Brazil Realty S/A- Empreendimentos e Participações, Direcional Engenharia S.A., EMCCAMP Residencial S.A, ESSER, Even Construtora e Incorporadora S.A., EZTEC Empreendimentos e Participações, Gafisa S.A., HM Engenharia e Construções S.A., JHSF Incorporações Ltda, Moura Dubeux Engenharia, MRV Engenharia e Participações, Odebrecht Realizações Imobiliárias S.A, Patrimar, PDG Realty S.A. Empreendimentos e Participações, PLANO & PLANO Construções e Participações, Rodobens Negócios Imobiliários S.A., Rossi Residencial S.A., Tecnisa S.A., Tenda S.A, Trisul S.A.,  Viver Construtora e Incorporadora S.A. Yuni Incorporações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *